Usuários pedem retorno da linha A85 Nonoai/Erechim até a Costa e Silva

Usuários pedem retorno da linha A85 Nonoai/Erechim até a Costa e Silva

out 2, 2020

 O vereador Marcelo Sgarbossa (PT) encaminhou Pedido de Providência à Prefeitura de Porto Alegre para que a linha de ônibus A85 Nonoai/Erechim volte a atender moradores da Rua Costa e Silva. Operada pela empresa VivaSul, o trecho foi extinto no início da pandemia da Covid19, causando muito transtornos aos usuários.

Moradores da  região relatam que, há cinco meses buscam, sem sucesso, a retomada da linha junto ao Poder Público Municipal.

Nesse período, cerca de cinco mil pessoas que antes eram atendidas pela linha A85, sofrem nos longos deslocamentos em dias de chuvas, também submetidas aos riscos de assaltos e outras situações de insegurança.

“Solicitamos atendimento da demanda para que esses moradores voltem a ter acesso ao transporte público com dignidade e segurança”, registrou o vereador em solicitação dirigida a Empresa Pública de Transporte e Circulação (ETPC).

Levantamentos feitos junto a EPTC mostram que entre setembro de 2018 e setembro de 2019, ocorreu a supressão de seis linhas, déficit aprofundado após a pandemia.  Além disso, Porto Alegre é a capital com a passagem de ônibus mais cara entre as capitais: R$ 5,05.

“Estamos atuando na fiscalização de outras medidas pouco transparentes  ajustadas entre a Prefeitura e a Associação de Transportadores de Passageiros. A população não pode ser prejudicada ainda mais por essas medidas que impactam a mobilidade urbana”, registra Sgarbossa.