Pedido de providências visa diminuir alagamentos na Vila Liberdade

Pedido de providências visa diminuir alagamentos na Vila Liberdade

ago 4, 2020

Comunidade enviou imagens do último alagamento

O vereador Marcelo Sgarbossa (PT) enviou um Pedido de Providências à Prefeitura  de Porto Alegre solicitando a desobstrução do duto de drenagem pluvial que corre na parte central da rua Seis, localizada entre a Vila Liberdade e a Vila Tecnológica, na região Humaitá/Navegantes.

O duto encontra-se obstruído e extravasa com qualquer chuva mais forte.  A comunidade tem sofrido ainda mais com as últimas precipitações, tanto pela entrada de água nas ruas, casas e terrenos, mas também pelo grande risco de doenças,  visto que muitos moradores trabalham com a seleção de materiais recicláveis e as águas se misturam aos resíduos nos pátios.  Articulado a este fato, há  ligações irregulares de esgoto cloacal na rede pluvial, misturando-se no alagamento a água servida e os dejetos cloacais.

Para a catadora Mari Borges, o desespero é frequente. Além de vítima de incêndio em 2013, também teve sua casa destruída pelo fogo em 2017, e vê constantemente  sua residência precária ser inundada. “Estamos muito cansados com essa situação. Entramos em pânico quando os temporais se aproximam e nos sentimos abandonados pela Prefeitura”, relata.

O território é constituído por terras baixas e alagadiças que tinham a drenagem natural feita pelo valão da antiga Vila Esperança, que foi canalizado, interditando o escoamento.

“Essa obstrução é uma questão de saúde pública. Ainda mais em momentos de pandemia que os espaços de atendimento estão sobrecarregados com os infectados pela Covid-19. Essa atenção da Prefeitura a essas locais mais vulneráveis deveria ser prioritária e constante”,  registra Sgarbossa que tem estado em contato permanente com os atingidos.