Mandato pede desentupimento e manutenção do duto no Beco X

Mandato pede desentupimento e manutenção do duto no Beco X

ago 12, 2020

Cerca de 100 famílias moradoras do Beco X, no bairro Farrapos, vivem frequentemente os transtornos pelo transbordamento do duto conhecido na comunidade como valão.  Há muito tempo esse duto de dois metros de largura está com uma tampa rompida, por onde ingressam detritos e o acúmulo de resíduos obstrui a galeria de drenagem pluvial e extravasa mesmo com chuvas de média intensidade, provocando alagamentos e inundação das residências.

“Os alagamentos na pandemia são ainda mais preocupantes porque acentuam a já dramática situação dessas famílias”, observa o vereador Marcelo Sgarbossa, que encaminhou Pedido de Providências à Prefeitura.

Situado nos fundos das casas alinhadas ao longo do eixo central da Vila, próximo à rua Voluntários da Pátria, o duto integra o sistema de drenagem do Aeroporto Salgado Filho.

Liderança do Beco X, seu Amélio vem pedindo conserto ao Executivo sem uma resolução do problema. O mandato reforça a demanda por manutenção e desentupimento,  encaminhando pedido ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), ligado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMURB).

Esta comunidade ocupa esse território há mais de duas décadas e aguarda a  regularização fundiária. As famílias vivem com precariedade em residências improvisadas com dificuldades econômicas e sociais, somadas a ausência de serviços públicos de infraestrutura que poderiam minimizar o sofrimento. “Esperamos que o poder público municipal realize o conserto e a manutenção com rapidez”, conclui o vereador.