Com fiação subterrânea, árvores poderão ser plantadas no lugar de postes

Com fiação subterrânea, árvores poderão ser plantadas no lugar de postes

jan 7, 2016

Por uma Porto Alegre mais verde, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) e o Coletivo Cidade mais Humana apresentaram o projeto de Lei do Legislativo 366/13, que está pronto para ser votado no plenário da Câmara Municipal. O objetivo da proposta é determinar que sejam plantadas árvores nos locais onde forem removidos os postes das atuais redes de fiação aérea, que deverão ser substituídas por fiação subterrânea como manda a Lei 10.337, de 28 de dezembro de 2007, que determina o uso de redes de infraestrutura exclusivamente subterrâneas para a transmissão de energia elétrica, de telefonia, de comunicação de dados via fibra óptica, de televisão a cabo e de outros cabeamentos na Capital.

“A troca de fiação dos postes por sistema subterrâneo é benéfica. Além de minimizar a poluição visual e contribuir para a revitalização urbana, o enterramento de fios e cabos reduz o risco de rompimento da fiação e de ocorrência de acidentes, assim como diminui casos de furtos e ligações clandestinas. E promove melhoria na acessibilidade, pois a remoção de postes amplia e permite a livre mobilidade de pedestres nas calçadas”, ressalta Marcelo Sgarbossa.

O texto do projeto inclui o parágrafo 6º no art. 1º da Lei 10.337, determinando que, atendidas as normas e os parâmetros técnicos de arborização em vias públicas do Município, sejam plantadas árvores nos locais dos quais forem removidos os postes de apoio das atuais redes aéreas, após essas serem substituídas por redes subterrâneas. Além disso, o projeto estabelece que caberá ao Poder Executivo regulamentar as condições para um novo modelo de iluminação pública em substituição ao atual. Determina, ainda, que os novos projetos de expansão viária deverão prever o ordenamento das redes de infraestrutura subterrâneas a serem instaladas, bem como observar as diretrizes para a utilização do subsolo e das vias públicas municipais.

 

Projeto determina plantio de árvores no lugar dos postes de fiação aérea

 

show
 
close