Projeto obriga uso de energia solar em prédios públicos

Projeto obriga uso de energia solar em prédios públicos

nov 11, 2015

Por uma Capital mais sustentável, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) quer aprovar o projeto de Lei 002/15, que obriga a utilização de energia solar fotovoltaica em edificações de propriedade do Município. A proposta que tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre determina que, respeitadas as condições de insolação, o uso dessa fonte alternativa atenda a, no mínimo, 50% da demanda de energia elétrica do imóvel.

O texto do projeto estabelece, ainda, que os projetos de construção ou reforma de edificações de propriedade do Município deverão prever a obrigatoriedade do uso de energia solar fotovoltaica. Além disso, as edificações municipais de Porto Alegre já existentes terão o prazo de cinco anos para se adequar, contados a partir da data de publicação da Lei.

Segundo Sgarbossa, a energia solar fotovoltaica é a forma de produção de energia elétrica que menos afeta o meio ambiente. “Esse paradigma de geração de energia é fortemente utilizado nos países em desenvolvimento, devido aos baixos impactos ambientais e sociais”, ressalta Sgarbossa, que utiliza a energia solar fotovoltaica no apartamento onde mora, no bairro Menino Deus (assista ao vídeo abaixo).

 

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, acompanhe a transmissão ao vivo com Marcelo Sgarbossa sobre a proposta, que deve ser votada nos próximos dias. O bate-papo será nesta terça-feira (5/6), a partir das 19h, na página Cidade mais Humana e no Instagram @marcelo_sgarbossa. Acompanhe, mande perguntas e comentários. Vamos construir um modelo de desenvolvimento mais sustentável.

 

show
 
close