Ruas da Capital podem se tornar espaços de convivência

Ruas da Capital podem se tornar espaços de convivência

maio 29, 2015

A Cidade mais Humana que queremos construir é aquela onde os espaços públicos são ocupados pelas pessoas. Pensando nisso, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) protocolou um projeto de Lei que autoriza a Prefeitura de Porto Alegre a criar o Programa Rua de Convivência.

A intenção é incentivar a realização de atividades recreativas, culturais, esportivas e de lazer em espaços públicos da Capital nos domingos e feriados. “Queremos estimular as intervenções urbanas já existentes e fomentar mais possibilidades de ocupar a rua como um espaço público de convívio social, sobretudo a favor das crianças, que poderão desfrutar novamente de um espaço que já foi seu”, ressalta Marcelo.

 

Projeto busca a retomada das ruas como espaços públicos de convívio social, sobretudo a favor das crianças

 

De acordo com o projeto, caberá à Prefeitura ou à população indicar em quais trechos das vias deve ser instituído o Programa Rua de Convivência. Quando a iniciativa partir da própria comunidade, o pedido de implantação deverá conter um abaixo-assinado com, no mínimo, dois terços do total de moradoras/es do trecho proposto. Nos locais definidos como Rua de Convivência, não será permitido o trânsito de veículos automotores nos domingos e feriados, exceto para acesso local. O período de restrição à circulação de automóveis será das 6h às 21h, chegando até as 22h no horário de verão.

Sgarbossa lembra que Porto Alegre já conta com o fechamento de cinco vias: os corredores de ônibus das avenidas Erico Verissimo, Padre Cacique e Terceira Perimetral e as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e José Bonifácio. “A própria sociedade vem tomando a iniciativa de buscar a ampliação do espaço público como uma área de convívio, para além dos parques. Exemplo disso são os projetos conhecidos como Vaga Viva, A Rua é Para Brincar e o Festival da Boa Vizinhança”, destaca o parlamentar.

 

* fotos: Festival da Boa Vizinha (La Casa de Pandora)