Pedestres buscam apoio de ciclistas na Massa Crítica

Pedestres buscam apoio de ciclistas na Massa Crítica

ago 29, 2013

Um grupo de caminhantes da Capital estará no largo Zumbi dos Palmares no fim da tarde desta sexta-feira (30/8). A intenção dos ativistas é buscar o apoio dos ciclistas da Massa Crítica para o movimento em defesa dos pedestres que está sendo articulado. “A partir das 18h, vamos coletar assinaturas para um abaixo-assinado pedindo que a prefeitura crie um departamento de pedestres na EPTC”, conta Gonzalo Durán.

Foi ele quem lançou a ideia de juntar os ativistas em um movimento para pedir mais respeito para quem caminha e também cobrar, das autoridades, melhorias nas calçadas e passeios. A convocação surgiu na primeira reunião da Frente Parlamentar que discute o Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, na Câmara Municipal, em 9 de julho. “Pelo Código Brasileiro de Trânsito, a prioridade deve ser sempre do pedestre. Mas será que a lei é respeitada?”, questiona o ator espanhol, que mora na Capital desde 2007.

O primeiro encontro dos ativistas ocorreu no dia 6 de agosto, no gabinete do vereador Marcelo Sgarbossa (PT). Na ocasião, ficou definida a criação de uma página na internet para discutir o pedestrianismo. A proposta de Helton Moraes é de que o blog siga o modelo de sucesso do Vá de Bici, lançado por cicloativistas e mantido de forma colaborativa.

Antes de lançar o site, foi criado um grupo de discussão aberto no Facebook, batizado de Ativismo Pedestre Poa. Futuramente, a intenção será dispor de um sistema para mapear os problemas nas calçadas e passeios públicos de Porto Alegre. Galeno Faé de Almeida propôs que se faça o uso da tecnologia e dos conhecimentos coletivos e voluntários, espalhados pela internet (o chamado crowdsourcing) para gerar conteúdo e fluxo de informação sobre a questão dos pedestres.

A escolha do nome do movimento em defesa dos pedestres também será feita de forma coletiva. A ideia inicial é utilizar as redes sociais para uma votação, ainda sem data definida para ser lançada.

 

Massa Crítica receberá visita de ativistas do pedestrianismo nesta sexta-feira (foto: Cintia Barenho)