Coletivo promove feira de orgânicos na Câmara

Coletivo promove feira de orgânicos na Câmara

maio 28, 2013

Na quarta-feira (29/5), das 9h às 12h, produtores estarão expondo no estacionamento coberto da Câmara Municipal (av. Loureiro da Silva, 255). A realização de uma feira de alimentos orgânicos no Legislativo é uma iniciativa do Coletivo Marcelo Sgarbossa (PT), que busca incentivar o consumo de produtos sem agrotóxicos e foi articulada com a Presidência da Casa.

 

 

A atividade faz parte da Semana dos Alimentos Orgânicos. “A busca por uma vida mais saudável tem ampliado o consumo de produtos cultivados sem o uso de aditivos químicos. Por outro lado, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Em média, cada brasileiro consome 5,3 litros de veneno agrícola por ano. Tomate, alface e morango, por exemplo, estão entre os alimentos com maiores índices de contaminação por químicos proibidos para o consumo. Inclusive, muitos deles podem causar problemas hormonais e até câncer”, alerta o vereador Sgarbossa.

Como a produção de orgânicos ainda é em menor escala, o custo dos alimentos é mais elevado do que os produzidos da maneira convencional, com o uso de agrotóxicos. “É para baratear os preços que precisamos incentivar o Estado e os municípios a consumirem produtos orgânicos”, reforça. “Além do benefício à saúde, vale ressaltar que os alimentos orgânicos são cultivados dentro de normas ecológicas, que buscam a preservação do meio ambiente.”