Debate de Projeto de Cidade com o IAB-RS

Debate de Projeto de Cidade com o IAB-RS

jan 10, 2013

Na tarde desta quarta-feira (9/01), o Coletivo Marcelo Sgarbossa esteve reunido com arquitetos do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) a fim de debater e manifestar apoio aos “Dez Pontos para um Projeto de Cidade”. Um documento elaborado pelo IAB, sintetizando as principais demandas, reivindicações e sugestões dos arquitetos e urbanistas para Porto Alegre, em temas como planejamento urbano, espaço público, mobilidade urbana.

Sgarbossa concorda que está na hora de construir projetos tecnicamente adequados, necessários, integrados, inclusivos e sustentáveis que promovam uma cidade mais humana. Participaram da reunião o vice-presidente do IAB, Rogério Malinsky, o secretário geral da entidade, Rafael Passos e Fabrício Schwendler, organizador das voltas ciclo urbanísticas do IAB-RS.

Concurso Público

Entre uma das ideias discutidas durante a reunião, está também a necessidade de adotar sistematicamente concursos públicos de arquitetura e urbanismo para execução de obras públicas na capital. Concursos abertos a todos os profissionais ou equipes qualificadas tecnicamente possibilitam uma Porto Alegre mais sustentável, justa e bela.

“Com essa atitude republicana, há mais transparência, valorização profissional e qualificação dos projetos”, registrou o vereador. “obras públicas concebidas democrática e participativamente mediante concursos públicos, além de transparentes, são ações de rigor para qualquer planificação de desenvolvimento social e urbano assumida com o real interesse e compromisso de promover uma efetiva melhoria nas cidades”, afirmou Passos.