Suplentes da Bancada do PT tomam posse na semana da Consciência Negra

Suplentes da Bancada do PT tomam posse na semana da Consciência Negra

nov 20, 2017

 

Em celebração à Semana da Consciência Negra, a Bancada do Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre promoveu a rotatividade de vereadores e vereadoras suplentes. Nesta segunda-feira (20), assumiu Reginete Bispo, que ficará no cargo por três dias. Na última semana também exerceram o mandato os vereadores Lídio Santos e Baba Diba de Iyemonja.

Quem assume pode protocolar projetos de leis e exercer plenamente as atividades parlamentares na Câmara Municipal de Porto Alegre. “Esta prática democratiza o cargo e possibilita o exercício do mandato por outras companheiras e companheiros, mesmo que por períodos curtos”, destaca o vereador Marcelo Sgarbossa (PT), autor da proposta que foi encampada pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores por meio de uma resolução ainda no primeiro mandato do vereador.

A iniciativa vigora desde 2015, quando quatro suplentes ocuparam as vagas na Semana da Consciência Negra: Alberto Terres, Antônio Matos, Eder Carteiro e Pérola Sampaio. Em março deste ano, em alusão ao Dia Internacional da Mulher assumiram as suplentes Margarete Moraes, Laura Sito e Vera Soares. Em agosto, marcando o Dia Internacional da Juventude, exerceram o mandato os vereadores Carolina Rousseff e professor Bernardo.

“Entendemos que a rotatividade valoriza a política, democratiza o cargo e permite o exercício da função legislativa, resgatando o caráter coletivo partidário. Divulgamos essa iniciativa para que outros Legislativos adotem a mesma prática”, conclui Sgarbossa.

“Enquanto o povo negro não estiver em todos os espaços nesse Brasil a justiça não terá sido feita”, afirmou Reginete na tribuna em sua fala de hoje, lembrando que 52% dos brasileiros se declaram negros. Defendeu que o Legislativo deve discutir e evitar o avanço de pautas retrógradas.

 

show
 
close