Greve dos municipários é vitória da cidadania

Greve dos municipários é vitória da cidadania

nov 14, 2017

Nosso reconhecimento e apoio aos municipários/as que realizaram uma greve vitoriosa, importante e conscientizadora de que bons serviços públicos devem ser prestados com respeito aos trabalhadores e trabalhadoras. Foram 40 dias de empenho, construção, diálogo e vigília para evitar o corte dos salários em até 50%, evitar parcelamentos salariais e defender um serviço público de qualidade e contra as privatizações.

Foi necessária muita unidade, organização e persistência. Uma vitória que é de todos os trabalhadores e trabalhadoras que honrosamente defendem o direito de exercer dignamente seu ofício nas funções públicas.

Saudamos a decisão de retorno ao trabalho e manutenção do Estado de Greve porque é preciso estarmos atentos para evitar que gestões temerárias a serviço do mercado, destruam quadros e serviços reconhecidos pela qualidade na aplicação de políticas públicas que constroem cidades mais humanas.

Foram muitas conquistas em seis semanas de paralisação, como a retirada do projeto que mais impactava a carreira dos municipários e construir o apoio da maioria dos vereadores  pela rejeição aos demais projetos.

Outros sinais evidenciam as lutas justas, como a comprovação pela auditoria do Tribunal de Contas do Estado de que a Prefeitura tinha dinheiro em caixa para pagar em dia o salário dos funcionários municipais, evidenciando as opções políticas e revanchistas do prefeito. A Justiça também anulou a sessão do Legislativo que aumentou de 11% para 14% a contribuição previdenciária dos funcionários municipais.

Vivemos num cenário municipal, estadual e federal hostil de profundos ataques aos direitos dos cidadãos e especialmente dos trabalhadores e trabalhadoras, tanto do setor público como privado, por meio de reformas que mais beneficiam os interesses do mercado do que a cidadania.

Reforço todo o apoio à luta realizada e a todas que necessitem ser travadas para evitar retrocessos civilizatórios.

Marcelo Sgarbossa

Vereador de Porto Alegre (PT)

show
 
close