Direito animal é tema de diálogo nesta quinta-feira

Direito animal é tema de diálogo nesta quinta-feira

maio 23, 2017

Nesta quinta-feira (25/3) ocorre o diálogo Direito Animal: rompendo paradigmas e ampliando a consciência moral. Organizado pelo Coletivo Cidade mais Humana e pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT), começa às 18h30min, no plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre (av. Loureiro da Silva, 255).

“Debater direitos animais na sociedade contemporânea é uma tentativa de evolução da sociedade, de superação da barbárie em favor da compaixão; de transição da tirania para a fraternidade. Significa, sobretudo, a imperiosa necessidade de não discriminarmos outros seres pelo que se diferenciam de nós, reconhecendo seus valores inerentes. A barreira da espécie permanece erguida, mas não por muito tempo se concentrarmos esforços na sua derrocada”, sustenta a professora de Direito dos Animais na Furg e de Direito Internacional na Fundação Escola Superior do Ministério Público, Bianca Pazzini, uma das debatedoras.

Também fará parte da mesa o professor na Faculdade de Teologia da Pucrs e Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef),Luiz Carlos Susin.  “Justamente os animais ensinam um conceito mais largo e generoso, não tão redutivo como o da racionalidade e da consciência. É o do corpo e da sensibilidade: animais podem sofrer mas buscam não sofrer e “tem direito” de não serem submetidos a sofrimentos pelo interesse humano”, observa Susin, que também é Secretário-feral do Fórum Mundial de Teologia e Libertação (WFTL) e co-autor do livro “A vida dos outros: ética e teologia da libertação animal.

“Queremos debater a responsabilidade dos seres humanos sobre o reino animal, que obrigações diretas temos frente a dor de outras espécies e como superar a visão de que o valor dos animais é um valor instrumental, à medida que nos servem”, adianta Sgarbossa. “Temos que buscar alternativas na legislação e nos nossos costumes, para que possamos construir uma cultura da vida e da solidariedade com todas as espécies”, conclui o vereador convidando para a atividade com entrada franca.

 

show
 
close