Programa incentiva uso da bicicleta ao trabalho

Programa incentiva uso da bicicleta ao trabalho

abr 7, 2017

Uma proposta do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) quer fazer com que mais pessoas utilizem a bicicleta como meio de transporte. Para isso, o Coletivo Cidade mais Humana quer aprovar o projeto de Lei que institui o Programa Vou de Bici e o selo Empresa Amiga da Bicicleta.

 

 

Elaborada em parceria com o Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus), o objetivo é incentivar que as empresas passem a contar com estruturas físicas, como bicicletários ou paraciclos para guardar as bicicletas, e a atender outras necessidades de funcionárias/os ciclistas. “Para que mais pessoas sejam motivadas a utilizar a bici para ir ao trabalho é importante que indústrias, empresas e instituições comerciais contêm com espaços como vestiários, para banho e troca de roupa”, comenta Sgarbossa.

Cada estabelecimento que se adequar aos requisitos do projeto receberá o selo Empresa Amiga da Bicicleta, que vai identificar aquelas que são ambientalmente responsáveis por incentivar o uso da bici como meio de transporte. “A intenção é fazer com que a Prefeitura também crie medidas de incentivo às empresas. Por exemplo, um desconto no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ao imóvel não residencial em que funcionem estabelecimentos certificados com o selo Empresa Amiga da Bicicleta”, acrescenta.

Com a ampliação do uso da bicicleta, a expectativa é melhorar a qualidade de vida da população, reduzindo o tráfego de automóveis e, consequentemente, a poluição sonora e do ar na cidade. “Além de garantir mais segurança para ciclistas e pedestres, já que quanto maior o número de bicicletas nas ruas menor é a quantidade de acidentes”, destaca Marcelo.

 

 

show
 
close