Quero um Bicicletário nessa vaga!

Quero um Bicicletário nessa vaga!

mar 3, 2017

Porto Alegre quer pedalar. E para que cada vez mais gente utilize a bicicleta como meio de transporte nas ruas, precisamos de mais paraciclos e bicicletários espalhados pela Capital. Para que isso se torne realidade, no fim de 2016, a Câmara Municipal aprovou um projeto de Lei que busca facilitar e acelerar a instalação de equipamentos para estacionar a magrela. A proposta, no entanto, foi vetada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior em janeiro deste ano.

PRESSIONE PELA DERRUBADA DO VETO

 

 

Autor do projeto, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) ressalta que a medida apenas permite que comerciantes possam pedir autorização à Prefeitura para instalar um bicicletário ou paraciclos no leito da rua, mais precisamente na vaga de estacionamento de um carro. “No lugar onde fica parado um automóvel cabem até oito bicicletas”, afirma.

O custo da instalação dos bicicletários ficaria a cargo dos próprios comerciantes. “Ou seja, não tem nenhum custo para o Município. É um projeto simples, que pode garantir a ampliação desses equipamentos pela cidade”, destaca.

Segundo Marcelo, a falta de locais adequados e seguros para estacionar a bicicleta limita e impede que muitas pessoas passem a usar a bike no dia-a-dia. “Daí a importância de se estimular e implementar a instalação de bicicletários e paraciclos, como peças de mobiliário urbano, no maior número de estabelecimentos públicos e comerciais possível”, completa o vereador.

Comerciantes se mobilizam a favor dos bicicletários

Em apoio ao projeto de Lei, dezenas de comerciantes de Porto Alegre estão participando de uma campanha pela derrubada do veto. A alegação é de que as calçadas são estreitas e com grande movimento de pedestres. Por isso, o local mais adequado para instalar um bicicletário é na rua, ocupando o lugar de uma vaga de estacionamento de carro.

Em parceria com a rede Minha Porto Alegre, foi criado uma mobilização virtual para pressionar a Câmara a derrubar o veto do prefeito. Pelo site Veta o veto, vereador é possível enviar um e-mail direcionado a cada vereadora e vereador da Capital.

A iniciativa ganhou destaque na imprensa. Além do jornal Metro, a Rádio Guaíba e o TV Record produziram reportagens sobre a mobilização.

Quer participar da campanha? Envie uma foto demonstrando seu apoio para o e-mail coletivocidademaishumana@gmail.com. O álbum reunindo apoiadores está na página Cidade mais Humana.

 

Quem apoia

Aragana
Azul Cobalto
Banana Verde
Bar do Alexandre
Bellona
Bike Art
Boka Loka
Café Bonobo
Café Cartum
Cia das Empadas
Cuore Veste Bici
Espaço Boho
Espontâneo : Bar Orgânico
Estética Magia da Beleza
Ferragem Sto. Antônio
Germina
Guaipeca restaurante
Guioza Delivery
Lá Fora Linguiça e cia.
Lancheria Orense
Livraria e Cafeteria Multicultura
Maria Futrika
Mondo Cane
Padaria Demétrio
Pancho Uruguaio
Pizzinha
Quintal Cultural
QOB Barber Shop
Solar 63
Sirius Artigos Esotéricos
Translab
Vila Velô Bicicletaria
Vó Naná Delícias

show
 
close