Enquete: Marcelo deve viajar à Colômbia pela Câmara?

Enquete: Marcelo deve viajar à Colômbia pela Câmara?

fev 11, 2015

O vereador Marcelo Sgarbossa (PT) foi convidado para compor o grupo de palestrantes do 4º Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), que será realizado na cidade de Medellin, na Colômbia, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março de 2015. Com o tema Cidades para Todos, o evento reunirá expoentes mundiais do campo da mobilidade urbana, como Enrique Peñalosa (ex-prefeito de Bogotá-Colômbia) e Janette Sadik-Khan, que foi diretora do Departamento de Transportes de Nova Iorque (EUA). Confira a lista completa AQUI.

 

Organização do FMB convidou Marcelo para ser palestrante do evento

 

A escolha de Medellín deve-se ao fato da cidade colombiana ser internacionalmente premiada por ações inovadores na área de mobilidade urbana. “Em contato feito com autoridades colombianas, surgiu a ideia de intercâmbios institucionais buscando abrir um diálogo de troca de experiências na área de mobilidade urbana com Porto Alegre”, conta Sgarbossa.

Consultada, a Mesa Diretora autorizou o vereador Marcelo a representar a Câmara da Capital no evento, com o objetivo de estreitar as relações com o poder público de Medellin. Existe, inclusive, a possibilidade de, futuramente, se estabelecer convênios entre os dois municípios.

Entretanto, para ampliar a participação da sociedade no mandato, o Coletivo Cidade mais Humana decidiu submeter a decisão a uma consulta pública. Sendo assim, pedimos a você que responda a enquete abaixo.

 


 

NÃO recebe maioria dos votos da enquete

O resultado da consulta pública apontou que a maioria dos votantes foi contra a viagem do vereador Marcelo Sgarbossa ao FMB ser paga pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Ao todo, 843 votos foram computados, sendo 553 votos NÃO, e 290 no SIM (65,6% x 34,4%) Com isso, Marcelo não irá representar o Legislativo da Capital no evento.

A realização da enquete, que ficou colhendo votos entre os dias 12 e 18 de fevereiro, foi mais uma oportunidade para buscarmos um contato direto com a população e também de debater a eficiência na utilização dos recursos públicos. O mandato do vereador Sgarbossa tem observado este princípio, como mostra a prestação de contas que você pode acessar AQUI. Tanto que o nosso gabinete está entre os mais econômicos da Câmara.

Vamos continuar experimentando, exercitando e aprendendo com os modelos de democracia direta. Queremos ampliar, realizando enquetes que condicionem o voto do Marcelo em projetos de lei no plenário.

Agradecemos a participação de tod@s e esperamos que vocês continuem acompanhando, cada vez mais de perto, o nosso trabalho na Câmara.

Histórico do FMB

A primeira edição do Fórum Mundial da Bicicleta foi realizada em 2012, em Porto Alegre. A data escolhida (25 de fevereiro) marcou um ano do atropelamento coletivo de ciclistas da Massa Crítica, ocorrido no bairro Cidade Baixa. O objetivo do evento foi estimular a discussão de novas formas para garantir mais estrutura para ciclistas e mais segurança no trânsito para a população em geral.

Em 2013, o FMB também aconteceu na Capital gaúcha. Já no ano seguinte, o local escolhido foi Curitiba, no Paraná. Neste ano, pela primeira vez o Fórum ultrapassa as fronteiras do Brasil. A escolha de Medellin deve-se ao fato da cidade colombiana ser internacionalmente premiada por ações inovadores na área de mobilidade urbana.

 

show
 
close