Movimento articula ações em defesa dos pedestres

Movimento articula ações em defesa dos pedestres

ago 9, 2013

Incomodados com a falta de condições das calçadas e dos passeios públicos, com o descaso das autoridades e com o desrespeito dos motoristas, um grupo de pessoas pretende criar um movimento para defender os direitos de quem anda a pé na Capital.

Nesta terça-feira (6/8), os ativistas estiveram reunidos pela primeira vez, no gabinete do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), na Câmara Municipal. No encontro, ficou definido que será criada uma página na internet para discutir o tema. A proposta de Helton Moraes é de que o blog siga o modelo de sucesso do Vá de Bici, lançado por cicloativistas e abastecido de forma colaborativa.

Outra ação do movimento é buscar um sistema para mapear os problemas nas calçadas e passeios públicos de Porto Alegre. Por meio do chamado “crowdsourcing”, a intenção é utilizar a tecnologia e os conhecimentos coletivos e voluntários, espalhados pela internet, para gerar conteúdo e fluxo de informação sobre a questão dos pedestres.

A escolha do nome do movimento também será feita de forma coletiva. A ideia inicial é utilizar as redes sociais para uma votação, ainda sem data definida para ser lançada.

A articulação do movimento em defesa dos pedestres partiu de uma iniciativa do ator espanhol Gonzalo Durán. Morando na Capital desde 2007, ele lançou a ideia na primeira reunião da Frente Parlamentar que discute as diretrizes do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Na ocasião, fez um convite aos presentes para que se unissem em torno da causa. “Temos que nos mexer e convidar as pessoas ao nosso redor para se mexerem também. O problema não é fácil, mas temos que começar logo, senão a história vai passar por cima da gente.”

 

Gonzalo Durán propôs a criação do movimento na reunião da Frente Parlamentar pela Mobilidade Urbana

 

show
 
close